top of page
Adulto e idoso

Por que as vacinas são importantes para adultos?
As vacinas podem ajudar a proteger a saúde em todas as etapas e todas as idades de sua vida.
No Brasil, milhares de adultos ficam gravemente doentes e são hospitalizados devido a doenças que as vacinas podem prevenir, como gripe e doença pneumocócica. Muitos adultos até morrem dessas doenças. Ao ser vacinado, você reduz suas chances de contrair certas doenças e ajuda a se proteger de grande parte desse sofrimento desnecessário. Além disso, ninguém quer ficar doente e perder semanas de trabalho, ou perder tempo com a família e amigos devido a uma doença evitável.

 

Você pode proteger a si mesmo e familiares de doenças
As vacinas diminuem sua chance de espalhar doenças. Ao ser vacinado, você não apenas fica mais saudável, mas também ajuda a evitar a propagação de uma doença infecciosa grave, como gripe ou coqueluche, a outras pessoas. 

Todos Adultos
Vacina contra a gripe - Todos os adultos precisam de uma vacina contra a gripe todos os anos . É especialmente importante. 

 

Vacina dTpa (tríplice bacteriana) - Todos os adultos devem receber a vacina dTpa uma vez se não a receberem na adolescência para proteger contra difteria, tétano e coqueluche ( tosse convulsa), a cada 10 anos, um reforço. Se você vai estar perto de um recém-nascido, é particularmente importante tomar a vacina para ajudar a proteger o bebê dessas doenças, antes que ele possa ser totalmente vacinado. Além disso, as mulheres devem receber a vacina  toda vez que engravidarem, de preferência entre 27 e 36 semanas, para proteger a si e a seus bebês da coqueluche. Saiba mais.

Vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola) - O grande número de casos de sarampo relatados em algumas regiões do mundo como o Brasil e EUA está levando muitos adultos a pensar se estão protegidos contra o sarampo ou se precisam de um reforço. Caso você seja adulto e tenha nascido depois de 1957, precisa de pelo menos 1 dose da vacina contra o sarampo. a menos que um laboratório confirme que você já teve infecção por sarampo ou está imune ao sarampo. Certos adultos podem precisar de 2 doses de tríplice viral, incluindo: profissionais de saúde.

 

Vacina contra Dengue (Qdenga)- Há 40 anos, o Brasil sofre com sucessivas epidemias de dengue, que causam milhares de episódios de adoecimento, óbitos, sobrecarga dos serviços de
saúde e prejuízos sociais e econômicos inestimáveis. A vacina contra dengue (laboratório Takeda), indicada entre 4 e 60 anos de idade, previne os 4 sorotipos da doença. Além disso, a vacina pode ser aplicada tanto em pessoas soronegativas
como soropositivas para dengue.

Adultos entre 19 e 49 anos
Além das vacinas contra gripe e dTpa, adultos entre 19 e 49 anos também podem precisar de:

Vacina contra o HPV - Protege contra cânceres e verrugas genitais relacionados ao HPV. A vacina é aprovada para homens e mulheres.
Além das vacinas mencionadas acima, outras vacinas podem ser recomendadas para você com base em certos fatores de risco, incluindo condições crônicas de saúde , estilo de vida, local de trabalho e / ou viagens.

 

Adultos com mais de 50 anos
À medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico tende a enfraquecer ao longo do tempo, colocando-nos em maior risco de certas doenças. Portanto, além das vacinas contra gripe e dTpa, os adultos com 50 anos ou mais também podem precisar de:

Vacina contra herpes-zóster - Protege contra o herpes-zóster e as complicações da doença. A vacina é indicada em dose única a todos a partir de 50 anos.
Vacina pneumocócica - Protege contra a doença pneumocócica. A vacina p
neumocócica 13 ou 15 são recomendadas, inicialmente, para todos os adultos. Aos adultos acima de 60 anos, a Sociedade Brasileira de Imunizações SBIm, recomenda a pneumocócica 23 como complemento, após 6-12 meses da aplicação da P13 ou 15.
Além das vacinas mencionadas acima, outras vacinas podem ser recomendadas para você com base em certos fatores de risco, incluindo condições crônicas de saúde, viagens, estilo de vida e / ou local de trabalho . Veja o Calendário de vacinação do adulto.

Dúvidas? Dúvidas frequentes, ou entre em contato:

bottom of page